segunda-feira, 6 de outubro de 2008

~~~~~~~~•Biografia de Frans Krajcberg•~~~~~~~~




Biografia de Frans Krajcberg



Frans Krajcberg nasceu em Kozienice na Polônia no ano de 1921. Na universidade de Leningrado estuda artes e engenharia, torna-se oficial do exercito polonês de 1941 a 1945 durante a II Guerra Mundial. Após a guerra ingressa na Academia de Belas Artes de Stuttgart na Alemanha.
No ano de 1948 imigra para o Brasil e fixa-se em São Paulo, participando em 1951 da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, expondo duas pinturas. Mudou-se para o Paraná para trabalhar como engenheiro numa fábrica de papel, mas acabou se dedicando à pintura.
A vinda para o Brasil modifica a criação figurada representativa da natureza pintada por Krajcberg, depois de entrar em contato direto com a natureza brasileira no interior do Paraná (1952-1956) acaba por se tornar expressionista. Muda-se para o Rio de Janeiro em 1956 e em 1957 naturaliza-se brasileiro. A partir de 1958 muda simultaneamente para o Rio, Paris e Ibiza.
Na Bienal de São Paulo em 1957 conquistou o premio de melhor pintor nacional. Foi premiado também no Salão de Arte Moderna e na bienal de Veneza de 1964. Desenvolveu paralelamente pintura, escultura e fotografia.
Realiza fotos do desmatamento da Amazônia e pública o livro ‘ A cidade de São Luiz do Maranhão’ com fotografias de sua autoria em 1986. Em 1998 recebe o premio Multicultural Estadão. Em 2000, são lançados os livros ‘ Frans Krajcberg-Revolta’ e ‘Frans Krajcberg-Natura’, ambos pela editora GB arte.
Krajcberg diz: “A minha preocupação é penetrar mais na natureza. Há artistas que se aproximam da máquina; eu quero a natureza, quero dominar a natureza. Criar com a natureza, assim como outros estão querendo criar com a mecânica. Não procuro a paisagem, mas o material. Não copio a natureza”.




Free Hit Counter

Free Counter

Nenhum comentário: